Meu sobrinho faz sites

Esses dias eu estava lendo uma matéria no Facebook, sobre midias sociais, escrita por Marcelo Sant'Iago, no qual ele mostra sua indignação quando uma pessoa diz que ele não entende nada de social media, nem de Facebook. Marcelo é sócio da MBreak Comunicação. Tem 20 anos de publicidade, sendo 16 baseada em publicidade online. Ele mesmo diz que talvez não seja especialista no assunto assim como o Tarcísio Meira não é um especialista em televisão (leia a matéria aqui). Resolvi pegar esse texto como base para o meu.

De repente a empresa cresce. Há a necessidade de ampliar o marketing e fazer um website. Então chega aquele funcionário e diz "Chefe, tenho um sobrinho que é bom nessas coisas de internet". E aí? A princípio, tudo pode parecer lindo e barato. Mas pensando a longo prazo, isso vai dar uma grande dor de cabeça, e não existem excessões, VAI DAR!

Hoje em dia, qualquer pessoa que faz um curso intensivo de 4 semanas de montagem e manutenção, acha que já pode sair por aí oferecendo sites. Ou termina o curso de webdesign e já quer abrir uma empresa. Conteúdo é uma coisa, experiencia é outra.

Marcelo diz na matéria:

Sim, sobrinhos, este personagem que assola o mercado de internet desde os seus primórdios.
“Precisamos fazer um site!”
“Chefe, tenho um sobrinho que é bom nessa coisa de internet”.
Lembrou?
“Nosso site não aparece no Google!”
“Chefe, tenho um sobrinho que é bom nessa coisa de internet”.
Conhece esse?
“Precisamos de uma página no Facebook e de um perfil no Twitter!”
“Chefe, tenho…”
Entra ano, sai ano e os sobrinhos continuam por aí, assombrando as empresas.

Será que o mesmo sobrinho que criou o website da empresa, vai ficar te dando suporte depois sem custo adicional? E qual é o tempo de resposta do seu pedido? E quando o celular dele estiver desligado? E se ele agora trabalha e não tem tempo para cuidar disso? No final você vai acabar tendo que fazer outro site e irá investir o dobro.

Outra grande dica é: Não invista num site porque ele é bonito, invista em qualidade. Pode parecer bobagem, mas dizer que "o que conta é a beleza interior" faz muito sentido quando se trata de websites. Um página bem feita não se baseia únicamente no visual. Se fosse assim, eu fazia meus websites no Paint.

A programação em si de um website é tão importante quando seu próprio design, em alguns casos até mais. Tanto é que hoje não se vê mais sites com gifs animados (aquelas imagenzinhas que piscam, brilham e travam o seu navegador), e no lugar há banners feitos em JQuery.

Entenda, se sua empresa quer crescer, não pense nos sobrinhos. Faça uma pesquisa e procure uma empresa para cuidar das áreas que você não tem tempo de gerenciar. Procure profissionais nas áreas de webdesign, publicidade, relações publicas, e afins, e tenha a certeza de que estará no caminho certo.


Postado por: Djeison Hart.